O Centro Paroquial de Povolide surgiu em 1990. Um pequeno grupo de voluntários dispôs-se a lançar um olhar solidário para a infância e para a terceira idade.

Não havia nenhum infantário nem qualquer assistência aos idosos em toda a freguesia e arredores. Era necessário começar por redigir os Estatutos. Em 29 de Janeiro estes foram aprovados e o Centro foi erigido canonicamente como pessoa jurídica e a Instituição Particular de Solidariedade Social. Pouco tempo depois, em 07 de Fevereiro foram confiados os membros da primeira Direcção e do Conselho Fiscal. A partir daí, foi como uma bola de neve: Valência atrás de valência, e o Centro foi sempre crescendo até aos dias de hoje.

No dia 11 de Março, nasceu a primeira valência: o Jardim de Infância. Este começou a funcionar no dia 02 de Abril com uma dezena de crianças de Nespereira, Povolide  e Quintas da Igreja; 3 vigilantes tomavam conta delas e ao mesmo tempo faziam o seu estágio na Fundação Mariana Seixas, de Ranhados.

No dia 25 de Abril, o centro foi confiado à protecção de S. José.

No dia 03 de Abril foi iniciado o Apoio Domiciliário, ás terças e sextas feiras a três idosos da Povoação de Povolide. A fábrica da Igreja fez um empréstimo para as primeiras despesas. O espaço do Salão Paroquial foi a primeira sede provisória e o cartório a sua primeira secretaria. Entretanto foi criado uma Liga de Amigos, de acordo com os estatutos.

Em Junho, desse mesmo ano, já circulava a notícia de que ia entrar em Projecto a construção de novas instalações para o funcionamento das seguintes valências: Centro de Dia, Creche, Jardim de Infância e ATL. Em Setembro o número de amigos subia para quarenta e oito (48). Em Novembro chegou a primeira Educadora de Infância e o número de amigos atingiu os cento e um (101).

No Diário da Republica de 14 de Dezembro, veio publicada a seguinte Declaração, datada de 22 de Novembro: “ … procedeu-se ao registo definitivo dos Estatutos da Instituição Particular de solidariedade Social abaixo indicada, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade publica… o registo foi lavrado pela inscrição nº 55/90, a fl.93 vº do livro n.º 4, das fundações de solidariedade social e considera-se efectuado em 05 de Março de 1990…DENIMIAÇÂO – Centro Paroquial de Povolide. SEDE – Freguesia de Povolide, Concelho de Viseu. FIM – contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos num espírito de solidariedade humana, cristã e social, propondo se a criar e manter, entre outras, as seguintes actividades; Centro de Dia, Creche e Actividades par Jovens e Apoio aos Organismos juvenis da Paróquia”.

Galeria de Imagens

• coastline
  • snowy mountains
  • London